Moisés dirigiu-se a todo Israel com as seguintes palavras: 2‘Tenho hoje cento e vinte anos e já não posso deslocar-me.
Além do mais, o Senhor me disse: ‘Não atravessarás este rio Jordão’, 3‘É o Senhor teu Deus que irá à tua frente; ele mesmo, à tua vista, destruirá todas essas nações, para que ocupes suas terras. Josué passará adiante de ti, como disse o Senhor. 4E o Senhor fará com esses povos o que fez com Seon e Og, reis dos amorreus, e com suas terras, que ele destruiu. 5Quando, pois, o Senhor os entregar a vós, fareis com eles exatamente o que vos ordenei. 6Sede fortes e valentes; não vos intimideis nem tenhais medo deles, pois o Senhor teu Deus é ele mesmo o teu guia, e não te deixará nem te abandonará’. 7Depois Moisés chamou Josué e, diante de todo Israel, lhe disse: ‘Sê forte e corajoso, pois és tu que introduzirás este povo na terra que o Senhor sob juramento prometeu dar a seus pais, e és tu que lhe darás a posse dela. 8O Senhor, que é o teu guia, marchará à tua frente, estará contigo e não te deixará nem te abandonará. Por isso, não temas nem te acovardes’.
O nome do Senhor vou invocar; * vinde todos e dai glória ao nosso Deus! 4aEle é a Rocha: suas obras são perfeitas. 7Recorda-te dos dias do passado * e relembra as antigas gerações; pergunta, e teu pai te contará, * interroga, e teus avós te ensinarão. 8Quando o Altíssimo os povos dividiu * e pela terra espalhou os filhos de Adão, as fronteiras das nações ele marcou * de acordo com o número de seus filhos; 9mas a parte do Senhor foi o seu povo, * e Jacó foi a porção de sua herança. 12O Senhor, somente ele, foi seu guia, * e jamais um outro deus com ele estava.
Naquele tempo: 1Os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: ‘Quem é o maior no Reino dos Céus?’ 2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3e disse: ‘Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. 4Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. 5E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe. 10Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus vêem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus. 12Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? 13Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. 14Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos’.
Caríssimos irmãos e irmãs! Estando próximo ao rio Jordão, Moisés avistando, lá do outro lado do rio, a Terra Prometida, dirigiu ao Povo de Israel as sua últimas palavras, dizendo: “‘É o Senhor teu Deus que irá à tua frente; ele mesmo, à tua vista, destruirá todas essas nações, para que ocupes suas terras. Josué passará adiante de ti, como disse o Senhor. Sede fortes e valentes; não vos intimideis nem tenhais medo deles, pois o Senhor teu Deus é ele mesmo o teu guia, e não te deixará nem te abandonarᔑ(Dt. 31, 3-6). Tudo isto aconteceu conforme o cântico profético de Moisés, que proclamava: “Quando o Altíssimo os povos dividiu e pela terra espalhou os filhos de Adão, as fronteiras das nações ele marcou de acordo com o número de seus filhos; mas a parte do Senhor foi o seu povo, e Jacó foi a porção de sua herança. O Senhor, somente ele, foi seu guia, e jamais um outro deus com ele estava” (Dt 32, 8-12).
No Evangelho de Mateus, Jesus nos deu algumas formidáveis explicações sobre o Reino dos céus. Como Jesus tanto falava sobre este Reino, despertou nos discípulos algumas curiosidades sobre a vida no Reino dos céus. “Os discípulos, então, aproximaram-se de Jesus e perguntaram-lhe: ‘Quem é o maior no Reino dos Céus?'” (Mt 18, 1). A resposta que Jesus deu foi simplesmente inusitada e muito interessante. Ele comparou os moradores do Reino dos céus às criancinhas inocentes. E, a partir desta imagem tão palpável e compreensível, ele deixou subentendido que, assim como as crianças não se importam de serem maiores ou menores, também, entre os bem-aventurados no Reino dos céus, não se dá valor a estas coisas. Porém, uma coisa é fundamental e necessária: entrar no Reino dos céus! Pois, assim disse Jesus: “‘Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. “Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe. Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus vêem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus” (Mt 18, 3-5; 10).
WhatsApp us