Assim diz o Senhor: 1“Tu, Belém de Éfrata, pequenina entre os mil povoados de Judá, de ti há de sair aquele que dominará em Israel; sua origem vem de tempos remotos, desde os dias da eternidade. 2Deus deixará seu povo ao abandono, até ao tempo em que uma mãe der à luz; e o resto de seus irmãos se voltará para os filhos de Israel. 3Ele não recuará, apascentará com a força do Senhor e com a majestade do nome do Senhor seu Deus; os homens viverão em paz, pois ele agora estenderá o poder até aos confins da terra, 4ae ele mesmo será a Paz”.
Irmãos, 28sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados para a salvação, de acordo com o projeto de Deus. 29Pois aqueles que Deus contemplou com seu amor desde sempre, a esses ele predestinou a serem conformes à imagem de seu Filho, para que este seja o primogênito numa multidão de irmãos. 30E aqueles que Deus predestinou, também os chamou. E aos que chamou, também os tornou justos; e aos que tornou justos, também os glorificou.
Exulto de alegria no Senhor. 70,6Sois meu apoio desde antes que eu nascesse, † desde o seio maternal, o meu amparo: para vós o meu louvor eternamente! 12,6uma vez que confiei no vosso amor, † meu coração, por vosso auxílio, rejubile, * e que eu vos cante pelo bem que me fizestes!
Sois feliz, Virgem Maria; e mereceis todo louvor; pois de vós se levantou o sol brilhante da justiça, que é Cristo, nosso Deus, pelo qual nós fomos salvos!
Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos… Obed gerou Jessé. 6Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido a mulher de Urias… 12Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel…. 16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”.
Hoje é a festa da Natividade de Nossa Senhora, a Mãe de Jesus!
Caríssimos irmãos e irmãs! A Liturgia da Palavra de hoje faz a memória festiva da Natividade de Nossa Senhora, celebrando o glorioso nascimento da Virgem Maria, a Nossa Senhora e mãe de Jesus. Portanto, celebramos hoje o aniversário de Nossa Senhora, a Mãe de Jesus! Por isso, a aclamemos neste dia, dizendo-lhe: “Sois feliz, ó Virgem Maria, pois vós mereceis todo o nosso louvor (Acl. ao Ev.)!
A gloriosa natividade de Maria veio acompanhada de dois grandes prodígios divinos, que o Senhor realizou em sua vida. O primeiro, e o mais importante, foi o de ter sido eleita por Deus para ser a mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo! E, por causa da sua futura maternidade divina, Maria foi agraciada por Deus, na hora de sua concepção, de um dom todo especial, ao ser preservada do pecado original. Por isso, mais tarde, ela veio a ser aclamada pelos seus devotos com o glorioso título de “Imaculada Conceição”. Estes dois eventos prodigiosos tornaram o seu nascimento um acontecimento de extrema importância no calendário litúrgico da Igreja Católica.
Maria Santíssima, de quem hoje celebramos o seu aniversário, foi predestinada, desde a sua concepção, a ser a mãe do Salvador, como disse o Anjo: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco” (Mt 1, 20-23).
Deste modo, caros irmãos, à Virgem Maria se aplicam, sobretudo, as palavras do profeta, que louvava a Deus, dizendo: “Exulto de alegria no Senhor. Pois, vós sois o meu apoio desde antes que eu nascesse, desde o seio maternal, o meu amparo: para vós o meu louvor eternamente! Uma vez que confiei no vosso amor, meu coração, por vosso auxílio, rejubile, e que eu vos cante pelo bem que me fizestes!” (Sl 70, 6; Sl 12, 6)!
Sendo Maria a mãe do Filho de Deus, ela se tornou imediatamente a primeira discípula e seguidora de Cristo. Bem como, ela foi a primeira criatura predestinada por nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo à salvação eterna, conforme as palavras de Paulo: “Pois aqueles que Deus contemplou com seu amor desde sempre, a esses ele predestinou a serem conformes à imagem de seu Filho, para que este seja o primogênito numa multidão de irmãos. E aqueles que Deus predestinou, também os chamou. E aos que chamou, também os tornou justos; e aos que tornou justos, também os glorificou” (Rm 8, 29-30).
Por isso, irmãos caríssimos, elevemos à Maria, a Mãe de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, um hino de louvor a ela, ao celebrarmos o seu aniversário, dizendo-lhe: “Sois feliz, Virgem Maria; e mereceis todo louvor; pois de vós se levantou o sol brilhante da justiça, que é Cristo, nosso Deus, pelo qual nós fomos salvos” (Acl. ao Ev.)!
WhatsApp us