No princípio Deus criou o céu e a terra. 2A terra estava deserta e vazia, as trevas cobriam a face do abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. 3Deus disse: “Faça-se a luz!” E a luz se fez. 4Deus viu que a luz era boa e separou a luz das trevas. 5E à luz Deus chamou “dia” e às trevas, “noite”. Houve uma tarde e uma manhã: primeiro dia. 6Deus disse: “Faça-se um firmamento entre as águas, 7E Deus fez o firmamento, e separou as águas que estavam embaixo, das que estavam em cima do firmamento. E assim se fez. 8Ao firmamento Deus chamou “céu”. Houve uma tarde e uma manhã: segundo dia.
Bendize, ó minha alma, ao Senhor! * Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande! 2De majestade e esplendor vos revestis * e de luz vos envolveis como num manto. 5A terra vós firmastes em suas bases, * ficará firme pelos séculos sem fim; 6os mares a cobriam como um manto, * e as águas envolviam as montanhas. 10Fazeis brotar em meio aos vales as nascentes * que passam serpeando entre as montanhas; 12às suas margens vêm morar os passarinhos,*
entre os ramos eles erguem o seu canto. 13De vossa casa as montanhas irrigais, * com vossos frutos saciais a terra inteira; 14fazeis crescer os verdes pastos para o gado * e as plantas que são úteis para o homem. 24Quão numerosas, ó Senhor, são vossas obras, * e que sabedoria em todas elas! Encheu-se a terra com as vossas criaturas! * 35Bendize, ó minha alma, ao Senhor!
Ouve, Israel, os preceitos da vida; presta atenção, para aprenderes a sabedoria. 10Que se passa, Israel? Como é que te encontras em terra inimiga? 11Envelheceste num país estrangeiro, te contaminaste com os mortos, foste contado entre os que descem à mansão dos mortos. 12Abandonaste a fonte da sabedoria! 13Se tivesses continuado no caminho de Deus, viverias em paz para sempre. 14Aprende onde está a sabedoria, onde está a fortaleza e onde está a inteligência, e aprenderás também onde está a longevidade e a vida, onde está o brilho dos olhos e a paz. 15Quem descobriu onde está a sabedoria? Quem penetrou em seus tesouros? 32Aquele que tudo sabe, conhece-a, descobriu-a com sua inteligência; aquele que criou a terra para sempre e a encheu de animais e quadrúpedes; 33aquele que manda a luz, e ela vai, chama-a de volta, e ela obedece tremendo. 34As estrelas cintilam em seus postos de guarda e alegram-se; 35ele chamou-as, e elas respondem: ‘Aqui estamos’; e alumiam com alegria o que as fez. 36Este é o nosso Deus, e nenhum outro pode comparar-se com ele. 37Ele revelou todo o caminho da sabedoria a Jacó, seu servo, e a Israel, seu bem-amado. 38Depois, ela foi vista sobre a terra e habitou entre os homens. 4,1A sabedoria é o livro dos mandamentos de Deus, é a lei que permanece para sempre. Todos os que a seguem, têm a vida, e os que a abandonam, têm a morte. 2Volta-te, Jacó, e abraça-a; marcha para o esplendor, à sua luz. 3Não dês a outro a tua glória nem cedas a uma nação estranha teus privilégios. 4Ó Israel, felizes somos nós, porque nos é dado conhecer o que agrada a Deus.
Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, * meu destino está seguro em vossas mãos! 8Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, * pois se o tenho a meu lado não vacilo. 9Eis por que meu coração está em festa, † minha alma rejubila de alegria, * e até meu corpo no repouso está tranquilo; 10pois não haveis de me deixar entregue à morte, * nem vosso amigo conhecer a corrupção. 11Vós me ensinais vosso caminho para a vida; † junto a vós, felicidade sem limites, * delícia eterna e alegria ao vosso lado!
Irmãos: 3Será que ignorais que todos nós, batizados em Jesus Cristo, é na sua morte que fomos batizados? 4Pelo batismo na sua morte, fomos sepultados com ele, para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim também nós levemos uma vida nova. 5Pois, se fomos de certo modo identificados a Jesus Cristo por uma morte semelhante à sua, seremos semelhantes a ele também pela ressurreição. 6Sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com Cristo, para que seja destruído o corpo de pecado, de maneira a não mais servirmos ao pecado. 7Com efeito, aquele que morreu está livre do pecado. 8Se, pois, morremos com Cristo, cremos que também viveremos com ele. 9Sabemos que Cristo ressuscitado dos mortos não morre mais; a morte já não tem poder sobre ele. 10Pois aquele que morreu, morreu para o pecado uma vez por todas; mas aquele que vive, é para Deus que vive. 11Assim, vós também considerai-vos mortos para o pecado e vivos para Deus, em Jesus Cristo.
Quando passou o sábado, Maria Madalena e Maria, a mãe de Tiago, e Salomé, compraram perfumes para ungir o corpo de Jesus. 2E bem cedo, no primeiro dia da semana, ao nascer do sol, elas foram ao túmulo. E diziam entre si: “Quem rolará para nós a pedra da entrada do túmulo?” 3Era uma pedra muito grande. Mas, quando olharam, viram que a pedra já tinha sido retirada. Entraram, então, no túmulo e viram um jovem, sentado do lado direito, vestido de branco. 4Mas o jovem lhes disse: “Não vos assusteis! Vós procurais Jesus de Nazaré, que foi crucificado? 5Ele ressuscitou. Não está aqui. 6Vede o lugar onde o puseram. Ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele irá à vossa frente, na Galileia. 7Lá vós o vereis, como ele mesmo tinha dito.”
Caríssimos irmãos e irmãs, Cristo Ressuscitou! Aleluia! Hoje celebramos a vigília da Páscoa da Ressurreição de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!
Na mesma hora em que o sol despontava no horizonte, a verdadeira luz que veio para iluminar os homens neste mundo – o nosso Senhor Jesus Cristo – resplandecia ressuscitado em meio às trevas da morte. Jesus ressuscitou dos mortos naquele primeiro dia da semana, resplandecendo, assim, neste mundo a Luz Eterna.
E isto se deu “quando passou o sábado, Maria Madalena e Maria, a mãe de Tiago, e Salomé, compraram perfumes para ungir o corpo de Jesus. E bem cedo, no primeiro dia da semana, ao nascer do sol, elas foram ao túmulo. Mas, quando olharam, viram que a pedra já tinha sido retirada. Entraram, então, no túmulo e viram um jovem, sentado do lado direito, vestido de branco. Mas o jovem lhes disse: “Não vos assusteis! Vós procurais Jesus de Nazaré, que foi crucificado? Ele ressuscitou” (Mc 16, 1-5).
Aquele que criou o céu e a terra e depositou nela a luz, introduziu neste mundo uma outra luz, que veio de Deus, e que somente os olhos da fé conseguiam enxergar. O mesmo Verbo Eterno que “no princípio criou o céu e a terra, e depois disse: “Faça-se a luz!” E a luz se fez” (Gn 1-3); agora, na plenitude dos tempos, o Verbo Eterno saiu do túmulo da morte, para ressuscitar para a luz da vida eterna! Por isso, o Anjo disse às mulheres: “Não vos assusteis! Vós procurais Jesus de Nazaré, que foi crucificado? Ele ressuscitou. Não está aqui. Vede o lugar onde o puseram. Ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele irá à vossa frente, na Galileia. Lá vós o vereis, como ele mesmo tinha dito” (Mc 16, 4-7).
O profeta Davi já havia profetizado sobre este evento maravilhoso em Cristo Senhor. Ele dizia que Jesus haveria de ser o primeiro a ressuscitar dos mortos, sem que seu corpo conhecesse a corrupção da morte. E esta ressurreição de Cristo deveria despertar nele a vida eterna, levando-o à bem-aventurança junto de Deus! Este anúncio profético de Davi apresentou a mais sublime esperança de vida e de salvação que a ressurreição de Cristo trouxe à humanidade. Radiante de alegria, Davi dizia: “Eis por que meu coração está em festa, minha alma rejubila de alegria, e até meu corpo no repouso está tranquilo; pois não haveis de me deixar entregue à morte, nem vosso amigo conhecer a corrupção. Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto a vós, felicidade sem limites, delícia eterna e alegria ao vosso lado” (Sl 15, 9-11)!
Pois, assim como Jesus ressuscitou dos mortos, nós também haveremos de ressuscitar com Ele. Como disse São Paulo: “Se, pois, morremos com Cristo, cremos que também viveremos com ele. Sabemos que Cristo ressuscitado dos mortos não morre mais; a morte já não tem poder sobre ele” (Rm 6, 8-9). Assim sendo, “pelo batismo na sua morte, fomos sepultados com ele, para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim também nós levemos uma vida nova. Pois, se fomos de certo modo identificados a Jesus Cristo por uma morte semelhante à sua, seremos semelhantes a ele também pela ressurreição” (Rm 6, 4-5).
E, todo aquele que ressuscitar com Cristo, seguirá firme no caminho da luz e da sabedoria, como disse o profeta Baruc: “Se tivesses continuado no caminho de Deus, viverias em paz para sempre. Aprende onde está a sabedoria, onde está a fortaleza e onde está a inteligência, e aprenderás também onde está a longevidade e a vida, onde está o brilho dos olhos e a paz. A sabedoria é o livro dos mandamentos de Deus, é a lei que permanece para sempre. Todos os que a seguem, têm a vida, e os que a abandonam, têm a morte. Volta-te, Jacó, e abraça-a; marcha para o esplendor, à sua luz” (Br. 3, 13-14; 4, 1-2).
WhatsApp us