Assim fala o Senhor: e saciará tua sede na aridez da vida, e renovará o vigor do teu corpo; serás como um jardim bem regado, como uma fonte de águas que jamais secarão. 12Teu povo reconstruirá as ruínas antigas; tu levantarás os fundamentos das gerações passadas: serás chamado reconstrutor de ruínas, restaurador de caminhos, nas terras a povoar. 13Se não puseres o pé fora de casa no sábado, nem tratares de negócios em meu dia santo, se considerares o sábado teu dia favorito, o dia glorioso, consagrado ao Senhor, se o honrares, pondo de lado atividades, negócios e conversações, 14então te deleitarás no Senhor; eu te farei transportar sobre as alturas da terra e desfrutar a herança de Jacó, teu pai”. Falou a boca do Senhor.
Inclinai, ó Senhor, vosso ouvido, * escutai, pois sou pobre e infeliz! 2Protegei-me, que sou vosso amigo, † e salvai vosso servo, meu Deus, * que espera e confia em vós! 3Piedade de mim, ó Senhor, * porque clamo por vós todo o dia! 4Animai e alegrai vosso servo, * pois a vós eu elevo a minh’alma. 5Ó Senhor, vós sois bom e clemente, * sois perdão para quem vos invoca. 6Escutai, ó Senhor, minha prece, * o lamento da minha oração! 11Ensinai-me os vossos caminhos e na vossa verdade andarei.
Naquele tempo, 27Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe disse: “Segue-me.” 28Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu. 29Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles. 30Os fariseus e seus mestres da Lei murmuravam e diziam aos discípulos de Jesus: “Por que vós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?” 31Jesus respondeu: “Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. 32Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão”.
Caríssimos irmãos! Antes de tudo, eu gostaria de tecer algumas considerações sobre aquela frase que Jesus disse, em resposta aos fariseus: “Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão” (Mt 5, 32).
Seriam três questões a serem consideradas: – 1º. Ao dizer que ele não veio chamar e procurar os justos, mas os pecadores, ele quis dizer algo inteiramente óbvio, ou seja, que a sua vinda a este mundo – na condição de médico das almas – era totalmente desnecessária para curar os que já estavam saudáveis! Bem como, ele não precisava ter vindo a este mundo – ter se encarnado e assumido a condição humana – para justificar e salvar aqueles que já eram verdadeiramente justos; e, finalmente, ele não teria vindo a este mundo para salvar os justos que já estavam no caminho de salvação, visto que a sua condição de justo já lhe conferia a graça da salvação! Portanto, a sua vinda a este mundo seria desnecessária para curar os saudáveis; para justificar os justos; e para salvar aqueles estão tendo uma conduta de vida irrepreensível, conduzindo suas vidas na justiça e no caminho de salvação! Por isso, “Jesus respondeu: “Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão” (Lc 5, 31-32).
– 2º. Jesus Cristo veio a este mundo, como médico divino para curar os doentes da alma; para justificar os pecadores arrependidos; e para salvar aqueles que estavam perdidos nas sobras da morte… Com estas poucas palavras Jesus Cristo revelou-nos os motivos do Mistério da Encarnação do Verbo Divino e o Mistério da Salvação! Ele demonstrou que todo pecador que estiver disposto a se converter, obtém de Cristo, o Cordeiro Imolado, a cura de sua alma, a justificação e a purificação de seus pecados, e, sobretudo, a salvação eterna, para viver eternamente junto a ele na glória e na bem-aventurança!
– 3º. Ele, Jesus Cristo, respondeu aos fariseus – que se arrogavam a condição de justos – com um certo toque de ironia, dizendo que: “de fato, a vocês que se presumem justos e saudáveis, não tenho nada a fazer. Pois não posso curá-los, visto que vocês se consideram saudáveis; e nem posso justificá-los e purificá-los dos vossos pecados, pois vocês não reconhecem os seus pecados e nem querem se converter. Portanto, também não tenho como salvá-los, pois vocês não estão dispostos a se fazerem meus discípulos e aderirem à minha palavra de salvação”! Portanto, em relação a estes “justos” hipócritas Jesus Cristo não tem muito o que fazer, e nem teria motivo de vir a este mundo!
WhatsApp us