Irmãos, 3os verdadeiros circuncidados somos nós, que prestamos culto pelo Espírito de Deus, colocamos a nossa glória em Cristo Jesus e não pomos confiança na carne. 4Aliás, também eu poderia pôr minha confiança na carne. Pois, se algum outro pensa que pode confiar na carne, eu mais ainda. 5Fui circuncidado no oitavo dia, sou da raça de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu filho de hebreus. Em relação à Lei, fariseu, 6pelo zelo, perseguidor da Igreja de Deus; quanto à justiça que vem da Lei, sempre irrepreensível. 7Mas essas coisas, que eram vantagens para mim, considerei-as como perda, por causa de Cristo. 8Na verdade, considero tudo como perda diante da vantagem suprema que consiste em conhecer a Cristo Jesus, meu Senhor.
Cantai, entoai salmos para ele, * publicai todas as suas maravilhas! 3Gloriai-vos em seu nome que é santo, * exulte o coração que busca a Deus! 4Procurai o Senhor Deus e seu poder, * buscai constantemente a sua face! 5Lembrai as maravilhas que ele fez, * seus prodígios e as palavras de seus lábios! 6Descendentes de Abraão, seu servidor, * e filhos de Jacó, seu escolhido, 7ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, * vigoram suas leis em toda a terra.
Naquele tempo, 1os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. 2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus. “Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”. 3Então Jesus contou-lhes esta parábola: 4“Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? 5Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, 6e, chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!’ 7Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão. 8E se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e a procura cuidadosamente, até encontrá-la? 9Quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas, e diz: ‘Alegrai- os comigo! Encontrei a moeda que tinha perdido!’ 10Por isso, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte”.
Caríssimos irmãos e irmãs! A Liturgia da Palavra de hoje faz um chamado todo especial à conversão! Jesus Cristo se revela, em todas as leituras, como o nosso Redentor, que nos liberta e salva dos nossos pecados. Todos nós precisamos do seu auxílio e da sua graça para realizarmos este itinerário de conversão e de redenção dos nossos pecados.
Por isso, caros irmãos, todo os homens precisam se converter a Jesus Cristo, abandonando aquela vida de pecado. Quer sejam pecadores publicanos, pagãos, judeus ou fariseus, todos precisam voltar-se para Jesus Cristo e abraçá-lo com fé, para ser redimido de seus pecados. E uma vez rompido com o pecado, é necessário perseverar numa vida de santidade até o fim de sua vida, para, então, entrar no Reino dos Céus. Este seria o grande mistério do caminho de redenção e de salvação que Jesus veio trazer a este mundo.
Jesus não era complacente com o pecado quando comia com os publicanos; e nem era conivente com os fariseus em suas iniquidades quando se encontrava com eles, conversava com eles e comia com eles em suas casas. Portanto, Jesus veio convocar todos os homens à conversão, quer seja publicano ou fariseu, como ele mesmo disse: “Eu vos declaro: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão. Por isso, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte” (Lc 15 7; 10).
São Paulo deu um testemunho muito forte ao dizer que todos os membros da Igreja de Éfeso eram anteriormente pecadores que se converteram, graças ao poder redentor de Cristo. Todos eram outrora pecadores, tanto os que vieram do paganismo, quanto os que vieram do judaísmo. Todos passaram pelo batismo – que era a verdadeira circuncisão -, para serem purificados de seus pecados, na fé em Jesus Cristo, como ele disse: “Irmãos, os verdadeiros circuncidados somos nós, que prestamos culto pelo Espírito de Deus, colocamos a nossa glória em Cristo Jesus e não pomos confiança na carne” (Fl 3, 3).
E, dando o seu próprio testemunho, mesmo tendo sido outrora judeu e fariseu, são Paulo teve que se converter para Cristo, para obter dele a redenção e a purificação de seus pecados. Por isso, ele disse: “Aliás, também eu poderia pôr minha confiança na carne. Fui circuncidado no oitavo dia, sou da raça de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu filho de hebreus. Em relação à Lei, fariseu, pelo zelo, perseguidor da Igreja de Deus; quanto à justiça que vem da Lei, sempre irrepreensível. Mas essas coisas, que eram vantagens para mim, considerei-as como perda, por causa de Cristo” (Fl 3, 4-7).
Assim sendo, caros irmãos, todos os santos e justos que foram redimidos e justificados por Cristo podem cantar o seguinte hino de louvor, dizendo: “Cantai, entoai salmos para ele, publicai todas as suas maravilhas! Gloriai-vos em seu nome que é santo, exulte o coração que busca a Deus! Procurai o Senhor Deus e seu poder, buscai constantemente a sua face! Lembrai as maravilhas que ele fez, seus prodígios e as palavras de seus lábios” (Sl 104, 2-5)!
WhatsApp us