1Sarai, a mulher de Abrão, não lhe dera filhos. Mas, tendo uma escrava egípcia, chamada Agar, 2Sarai disse a Abrão: “Eis que o Senhor me fez estéril. Une-te, pois, à minha escrava para ver se, por ela, posso ter filhos”. Abrão atendeu ao pedido de Sarai. 3Depois de Abrão ter morado dez anos em Canaã, Sarai, sua esposa, tomou sua escrava egípcia, Agar, e deu-a como mulher ao seu marido, Abrão. 4Abrão uniu-se a Agar e ela concebeu. Percebendo-se grávida, começou a olhar com desprezo a sua senhora. 5Sarai disse a Abrão: “Tu és responsável pela injúria que estou sofrendo. Fui eu mesma que coloquei minha escrava em teus braços, e ela, apenas ficou grávida, pôs-se a desprezar-me. O Senhor será juiz entre mim e ti”. 6Abrão respondeu a Sarai: “Olha, a escrava é tua; faze dela o que bem entenderes”. E [Sarai maltratou-a tanto, que ela fugiu. 7Um anjo do Senhor, encontrando-a junto à fonte do deserto, no caminho de Sur, disse-lhe: 8“Agar, escrava de Sarai, de onde vens e para onde vais?” Ela respondeu: “Estou fugindo de Sarai, minha senhora”. 9E o anjo do Senhor lhe disse: “Volta para a tua senhora e sê submissa a ela”. 10E acrescentou: “Multiplicarei a tua descendência de tal forma, que não se poderá contar”. 11Disse, ainda, o anjo do Senhor: “Olha, estás grávida e darás à luz um filho e o chamarás Ismael, porque o Senhor te ouviu na tua aflição. 12Ele será indomável como um jumento selvagem, sua mão se levantará contra todos, e a mão de todos contra ele. E ele viverá separado de todos os seus irmãos”. 15Agar deu à luz o filho de Abrão; e ele pôs o nome de Ismael ao filho que Agar lhe deu. 16Abrão tinha oitenta e seis anos quando Agar deu à luz Ismael.]
Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, * porque eterna é a sua misericórdia! 2Quem contará os grandes feitos do Senhor? * Quem cantará todo o louvor que ele merece? 3Felizes os que guardam seus preceitos * e praticam a justiça em todo o tempo! 4Lembrai-vos, ó Senhor, de mim, lembrai-vos, * pelo amor que demonstrais ao vosso povo! Visitai-me com a vossa salvação, * 5para que eu veja o bem-estar do vosso povo, e exulte na alegria dos eleitos, * e me glorie com os que são vossa herança.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 22Naquele dia, muitos vão me dizer: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres?’ 23Então eu lhes direi publicamente: jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal. 24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!” 28Quando Jesus acabou de dizer essas palavras, as multidões ficaram admiradas com seu ensinamento. 29De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade, e não como os mestres da Lei.
Caríssimos irmãos e irmãs em Cristo, nosso Senhor! Na leitura do Livro do Gênesis que ouvimos hoje, Sarai, esposa de Abrão, vendo que após dez anos de tentativas para obter um filho, nada acontecera, devido à sua esterilidade, a promessa de ter um filho não se cumpria. Então, ela inventou uma solução para este problema. Ela mesma pediu para que Abrão tivesse um filho com sua escrava Agar, que seria reconhecido como filho de Sarai e herdeiro das promessas de Abrão. Mesmo que este projeto humano não estivessem de acordo com os planos divinos, Deus se serviu dele para cumprir, parcialmente, o seu plano, que fora pactuado na Aliança entre Deus e Abrão.
Por isso, disse o anjo do Senhor a Agar: “Olha, estás grávida e darás à luz um filho e o chamarás Ismael, porque o Senhor te ouviu na tua aflição. Ele será indomável como um jumento selvagem, sua mão se levantará contra todos, e a mão de todos contra ele. E ele viverá separado de todos os seus irmãos”. Agar deu à luz o filho de Abrão; e ele pôs o nome de Ismael ao filho que Agar lhe deu. Abrão tinha oitenta e seis anos quando Agar deu à luz Ismael” (Gn 16, 11-16).
Depois de Jesus ter advertido os seus discípulos para não se deixarem enganar pelos hipócritas e por aqueles que distorcem o seu Evangelho, Jesus, agora, admoestava as pessoas que o escutavam, a não serem elas mesmas hipócritas, levando uma vida perversa, fingindo-se diante dos outros de bons discípulos de Jesus. Por isso, Jesus lhes disse: “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. Naquele dia, muitos vão me dizer: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres?’ Então eu lhes direi publicamente: jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal” (Mt 7, 21-23).
Desta forma, Jesus advertiu as pessoas dizendo-lhes que, aos olhos de Deus os falsos discípulos não se sustentam. Diante de Deus, isto não funciona! Ninguém alcançará a salvação levando uma vida dupla e hipócrita. Poderá, talvez, levar esta vida dupla até à morte, enganando todo mundo! Porém, naquela hora será desmascarado por Deus e será surpreendido por um péssimo resultado.
Com os insensatos e perversos Jesus tomará a seguinte atitude: Então eu lhes direi publicamente: jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal. Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia” (Mt 7, 23;26). Ou seja, encontrará, certamente, a porta do Reino dos céus fechada; e, infelizmente, acabará sendo despachado para os infernos! Muito mau negócio! Somente pessoas insensatas e imprudente fazem isto. Portanto, atenção, ninguém se meta em tamanha encrenca, pois, a Deus não se engana e nem se zomba!
WhatsApp us