Caríssimos, 5revesti-vos todos de humildade no relacionamento mútuo, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá a sua graça aos humildes. 6Rebaixai-vos, pois, humildemente, sob a poderosa mão de Deus, para que, na hora oportuna, ele vos exalte. 7Lançai sobre ele toda a vossa preocupação, pois é ele quem cuida de vós. 8Sede sóbrios e vigilantes. O vosso adversário, o diabo, rodeia como um leão a rugir, procurando a quem devorar. 9Resisti-lhe, firmes na fé, certos de que iguais sofrimentos atingem também os vossos irmãos pelo mundo afora. 10Depois de terdes sofrido um pouco, o Deus de toda a graça, que vos chamou para a sua glória eterna em Cristo, vos restabelecerá e vos tornará firmes, fortes e seguros.
Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, * de geração em geração eu cantarei vossa verdade! 3Porque dissestes: “O amor é garantido para sempre!” * E a vossa lealdade é tão firme como os céus. 6Anuncia o firmamento vossas grandes maravilhas, * e o vosso amor fiel, a assembleia dos eleitos, 7pois, quem pode, lá nas nuvens ao Senhor se comparar * e quem pode, entre seus anjos, ser a ele semelhante? 16Quão feliz é aquele povo que conhece a alegria; * seguirá pelo caminho, sempre à luz de vossa face! 17Exultará de alegria em vosso nome dia a dia, * e com grande entusiasmo exaltará vossa justiça.
É Cristo que anunciamos, Jesus Cristo, o Crucificado, poder e sabedoria de Deus.
Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”. 19Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus. 20Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam.
Caríssimos discípulos e discípulas do Cristo Ressuscitado! Ao celebrarmos a festa dedicada a São Marcos, o Evangelista, a Liturgia da Palavra nos apresenta o Jesus Ressuscitado anunciado pelos apóstolos e testemunhado pelo evangelista Marcos. A Liturgia da Palavra de hoje apresenta os apóstolos como missionários autorizados e mestres do Evangelho de Cristo, para pregarem a palavra da salvação a todos os povos!
São Marcos, o Evangelista, era também chamado João Marcos. Era primo de Barnabé e a tradição o colocou como sendo um dos setenta e dois discípulos de Jesus. Na primeira viagem missionária de Paulo, Marcos o acompanhou como seu discípulo, ao lado de Barnabé. Posteriormente, nós o vimos ao lado do apóstolo Pedro, auxiliando-o na pregação apostólica e redigindo num livro – o Evangelho Segundo Marcos – o testemunho de Pedro sobre os três anos da vida pública de Jesus. Num último momento de sua vida, ele se tornou missionário no Egito, fundando a Igreja de Alexandria, tornando-se, assim, o seu primeiro Bispo. Ali mesmo em Alexandria ele sofreu um glorioso martírio, entregando a sua vida ao Senhor!
O Evangelho de Marcos, que acabamos de ouvir, descreveu aquela última aparição de Jesus Ressuscitado aos Apóstolos, conforme o testemunho dado por Pedro. Assim como aconteceram nas outras aparições, Jesus anunciou nesta aparição, uma mensagem muito breves – bem ao estilo do Evangelista Marcos – dando aos Apóstolos as suas últimas recomendações, confirmando-os em seu ministério apostólico. Desta forma, os apóstolos deviam sair pelo mundo afora distribuindo o pão da Palavra para dar vida aos homens, como disse Jesus em outra ocasião: “Eu sou o pão da vida, quem vem a mim não terá fome” (Jo 6, 35). Nesta ocasião, Jesus dirigiu a palavra aos apóstolos para dar-lhes as últimas instruções, ordenando-lhes a anunciar o seu Evangelho no mundo inteiro, dirigindo-se a todos os povos e nações, dizendo-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo” (Mc 16, 15-16).
E Jesus, logo a seguir, fez uma importante advertência a todos os homens que ouvissem a mensagem de seu Evangelho, pregada pelos apóstolos, dizendo: “Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado” (Mc 16, 16). Ou seja, todos aqueles que acolhessem com fé o seu evangelho e fossem batizado, teriam, certamente, como recompensa a sua salvação e a vida eterna! E, todos aqueles que viessem a rejeitar o seu Evangelho e se recusassem a crer em Jesus Cristo, seriam condenado à morte eterna!
Por fim, Jesus Cristo Ressuscitado, revestido de sua divina majestade como Senhor e Salvador, revelou aos apóstolos a sua ascensão definitiva aos céus, e a sua exaltação gloriosa no Reino dos céus, à direita do Pai, como disse o Evangelista: “Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus” (Mc 16, 19).
Seguindo esta recomendação de Jesus Ressuscitado, Pedro, em sua carta pastoral, nos concedeu seis belos conselhos evangélicas, dizendo: 1. “Revesti-vos todos de humildade no relacionamento mútuo, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá a sua graça aos humildes” (1Pd 5, 5). 2. “Rebaixai-vos, pois, humildemente, sob a poderosa mão de Deus, para que, na hora oportuna, ele vos exalte” (1Pd 5, 6). 3. “Lançai sobre o Senhor toda a vossa preocupação, pois é ele quem cuida de vós” (1Pd 5, 7). 4. “Sede sóbrios e vigilantes” (1Pd 5, 8). 5. “O vosso adversário, o diabo, rodeia como um leão a rugir, procurando a quem devorar. Resisti-lhe, firmes na fé, certos de que iguais sofrimentos atingem também os vossos irmãos pelo mundo afora” (1Pd 5, 8-9). 6. “Depois de terdes sofrido um pouco, o Deus de toda a graça, que vos chamou para a sua glória eterna em Cristo, vos restabelecerá e vos tornará firmes, fortes e seguros” (1Pd 5, 10).
Nós todos, caros irmãos, junto com o evangelista Marcos, o missionário do Evangelho do Senhor Jesus, podemos cantar os louvores do Senhor, dizendo: “Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, de geração em geração eu cantarei vossa verdade! Porque dissestes: “O amor é garantido para sempre!” E a vossa lealdade é tão firme como os céus. Quão feliz é aquele povo que conhece a alegria; seguirá pelo caminho, sempre à luz de vossa face! Exultará de alegria em vosso nome dia a dia, e com grande entusiasmo exaltará vossa justiça” (Sl 88, 2-3; 16-17) .
WhatsApp us