Aproximando-se o fim da sua vida, Davi deu estas instruções a seu filho Salomão: 2“Vou seguir o caminho de todos os mortais. Sê corajoso e porta-te como um homem. 3Observa os preceitos do Senhor, teu Deus, andando em seus caminhos, observando seus estatutos, seus mandamentos, seus preceitos e seus ensinamentos, como estão escritos na lei de Moisés. E assim serás bem sucedido em tudo o que fizeres e em todos os teus projetos. 4Então o Senhor cumprirá a promessa que me fez, dizendo: ‘Se teus filhos conservarem uma boa conduta, caminhando com lealdade diante de mim, com todo o seu coração e com toda a sua alma, jamais te faltará um sucessor no trono de Israel'”. 10E Davi adormeceu com seus pais e foi sepultado na cidade de Davi. 11O tempo que Davi reinou em Israel foi de quarenta anos: sete anos em Hebron e trinta e três em Jerusalém. 12Salomão sucedeu no trono a seu pai Davi e seu reino ficou solidamente estabelecido.
Bendito sejais vós, ó Senhor Deus, † Senhor Deus de Israel, o nosso pai. * desde sempre e por toda a eternidade! 11A Vós pertencem a grandeza e o poder * toda a glória, esplendor e majestade, A vós, Senhor, também pertence a realeza, † pois sobre a terra, como rei, vos elevais! * 12Toda glória e riqueza vêm de vós! Sois o Senhor e dominais o universo, † em vossa mão se encontra a força e o poder, * em vossa mão tudo se afirma e tudo cresce!
Naquele tempo, 7Jesus chamou os doze, e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros. 8Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura. 9Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas. 10E Jesus disse ainda:
“Quando entrardes numa casa, ficai ali até vossa partida. 11Se em algum lugar não vos receberem, nem quiserem vos escutar, quando sairdes, sacudi a poeira dos pés, como testemunho contra eles!” 12Então os doze partiram e pregaram que todos se convertessem. 13Expulsavam muitos demônios e curavam numerosos doentes, ungindo-os com óleo.
Caríssimos irmãos e irmãs! A Liturgia da Palavra de hoje nos coloca diante destas duas figuras centrais do Antigo e do Novo Testamento: o nosso Senhor Jesus Cristo e o o rei Davi. No Evangelho, Jesus Cristo convocou os Doze Apóstolos e os instituiu no ministério apostólico de anunciar o seu Evangelho a todo os homens. Davi, por sua vez, convocou o seu filho Salomão e o confirmou como herdeiro da coroa real, dando-lhe as últimas recomendações, para que ele exercesse o seu ministério com perfeição.
Jesus Cristo, no Evangelho que acabamos de ouvir, chamou os Doze Apóstolos e os enviou em missão. E assim, para que eles exercessem este ministério conforme a sua vontade, deu-lhes algumas orientações que deveriam ser levadas em conta por cada um deles na viagem missionária. Primeiramente, Jesus determinou “que saíssem de dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros” (Mc 6, 7). Em seguida, lhes deu algumas recomendações práticas para darem um testemunho pessoal de despojamento dos bens materiais, de pobreza e de humildade, determinando “que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura. Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas. E Jesus disse ainda: Quando entrardes numa casa, ficai ali até vossa partida” (Mc 6, 8-10).
Finalmente, os discípulos deveriam pregar a todas as pessoas o mesmo Evangelho que ele estava ensinando, convocando-as a se converterem a Jesus Cristo, acreditando ser ele o Messias e Filho de Deus; e acolhessem o Reino de Deus que estava próximo. “Então os doze partiram e pregaram que todos se convertessem. Expulsavam muitos demônios e curavam numerosos doentes, ungindo-os com óleo” (Mc 6, 12-13).
Davi, chegando ao final de sua vida, tendo já conferido a Salomão a coroa real, deu-lhe as seguintes recomendações para que ele pudesse reinar em paz o povo, com a devida proteção divina, dizendo: “Sê corajoso e porta-te como um homem. Observa os preceitos do Senhor, teu Deus, andando em seus caminhos, observando seus estatutos, seus mandamentos, seus preceitos e seus ensinamentos, como estão escritos na lei de Moisés. E assim serás bem sucedido em tudo o que fizeres e em todos os teus projetos. Então o Senhor cumprirá a promessa que me fez, dizendo: ‘Se teus filhos conservarem uma boa conduta, caminhando com lealdade diante de mim, com todo o seu coração e com toda a sua alma, jamais te faltará um sucessor no trono de Israel'” (1Rs 2, 2-4).
Assim sendo, tanto os Apóstolos em seu caminho missionário, quanto Salomão, no exercício do seu ministério, elevavam a Deus a seguinte oração, dizendo: “Bendito sejais vós, ó Senhor Deus, Senhor Deus de Israel, o nosso pai. desde sempre e por toda a eternidade! A Vós pertencem a grandeza e o poder toda a glória, esplendor e majestade, A vós, Senhor, também pertence a realeza, pois sobre a terra, como rei, vos elevais! Toda glória e riqueza vêm de vós! Sois o Senhor e dominais o universo, em vossa mão se encontra a força e o poder (1Cr 29, 10-12).
WhatsApp us