Naqueles dias, 8o sumo-sacerdote Helcias disse ao secretário Safã: “Achei o livro da Lei na casa do Senhor!” Helcias deu o livro a Safã, que também o leu. 9Então o secretário Safã foi à presença do rei e fez-lhe um relatório nestes termos: “Os teus servos juntara 10Em seguida, o secretário Safã comunicou ao rei: “O sacerdote Helcias entregou-me um livro”. E Safã leu-o diante do rei. 11Ao ouvir as palavras do livro da Lei. o rei rasgou as suas vestes. 12E ordenou ao sacerdote Helcias, a Aicam, filho de Safã, a Acobor, filho de Miqueias, ao secretário Safã e a Asaías, ministro do rei: 13“Ide e consultai o Senhor a meu respeito, a respeito do povo e de todo Judá, sobre as palavras deste livro que foi encontrado. Grande deve ser a ira do Senhor que se inflamou contra nós, porque nossos pais não obedeceram às palavras deste livro, nem puseram em prática tudo o que nos fora prescrito”. 23,1Então o rei mandou que se apresentassem diante dele todos os anciãos de Judá e de Jerusalém. 2E subiu ao templo do Senhor com todos os homens de Judá e todos os habitantes de Jerusalém, os sacerdotes, os profetas e todo o povo, do maior ao menor. Leu diante deles todo o conteúdo do livro da Aliança que tinha sido achado na casa do Senhor. 3De pé, sobre o seu estrado, o rei concluiu a aliança diante do Senhor, obrigando-se a seguir o Senhor e a observar seus mandamentos, preceitos e decretos, de todo o seu coração e de toda a sua alma, cumprindo as palavras da Aliança escritas naquele livro. E todo o povo aderiu à Aliança.
Ensinai-me a viver vossos preceitos; * quero guardá-los fielmente até o fim! 34Dai-me o saber, e cumprirei a vossa lei, * e de todo o coração a guardarei. 35Guiai meus passos no caminho que traçastes, * pois só nele encontrarei felicidade. 36Inclinai meu coração às vossas leis, * e nunca ao dinheiro e à avareza. 37Desviai o meu olhar das coisas vãs, * dai-me a vida pelos vossos mandamentos! 40Como anseio pelos vossos mandamentos! * Dai-me a vida, ó Senhor, porque sois justo!
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15“Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. 16Vós os conhecereis pelos seus frutos. Por acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de urtigas? 17Assim, toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má, produz frutos maus. 18Uma árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má pode produzir frutos bons. 19Toda árvore que não dá bons frutos é cortada e jogada no fogo. 20Portanto, pelos seus frutos vós os conhecereis”.
Caríssimos irmãos e irmãs! A Liturgia da Palavra de hoje nos convida à conversão; para que retornemos às práticas do bem e sigamos os preceitos do Senhor. Assim, caminhando nos caminhos do Senhor, façamos tudo aquilo que lhe agrada!
O Livro dos Reis apresentou-nos um belo testemunho de conversão, que aconteceu no Reino de Judá, no tempo do rei Josias. Naquele tempo, o sumo-sacerdote Helsias havia, casualmente, encontrado o Livro da Lei, que há muito tempo estava guardado no Templo. E, depois de lê-lo, ele ficou impressionado com a enorme diferença que havia entre a conduta de vida dos judeus do seu tempo e as normas do Livro da Lei do Senhor.
Depois de levá-lo ao conhecimento do rei, a respeito deste Livro da Lei, o rei Josias tomou a seguinte resolução: “Ide e consultai o Senhor a meu respeito, a respeito do povo e de todo Judá, sobre as palavras deste livro que foi encontrado. Grande deve ser a ira do Senhor que se inflamou contra nós, porque nossos pais não obedeceram às palavras deste livro, nem puseram em prática tudo o que nos fora prescrito”. Depois de alguns dias, estando de pé sobre o seu estrado, o rei concluiu a aliança diante do Senhor, obrigando-se a seguir o Senhor e a observar seus mandamentos, preceitos e decretos, de todo o seu coração e de toda a sua alma, cumprindo as palavras da Aliança escritas naquele livro. E todo o povo aderiu à Aliança” (2Rs 22, 13; 23, 3).
No Evangelho que nós ouvimos, Jesus Cristo nos alertou a respeito dos profetas e ministros da Palavra, que dirigem as nossas comunidades cristãs, e aos quais devemos uma obediência de fé. Porém, devemos estar atentos com eles, pois nem todos os profetas estão comprometidos com a verdade e nem todos os ministros da Palavra anunciam o Evangelho do Senhor corretamente. Portanto, atenção! Por isso, disse Jesus: “Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes” (Mt 7, 15).
E, para completar estas advertências a respeito dos ministros da Palavra e dos profetas, Jesus deu algumas dicas para fazermos com cuidado este discernimento, sem cometer nenhuma injustiça ou um juízo temerário. Por isso ele disse: “Vós os conhecereis pelos seus frutos. Por acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de urtigas? Assim, toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má, produz frutos maus. Uma árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má pode produzir frutos bons. Toda árvore que não dá bons frutos é cortada e jogada no fogo. Por isso, pelos seus frutos vós os conhecereis”. ” (Mt 7 16-20). Portanto, caros irmãos, estes maus profetas levarão muitos outros a serem maus iguais a eles; e a ruina de todos será muito grande, como acontece com a árvore que produz maus frutos, como disse Jesus: “Toda árvore que não dá bons frutos é cortada e jogada no fogo” (Mt 7, 19).
Por isso, é necessário que nós todos nos deixemos converter pela palavra do Evangelho e pelos preceitos do Senhor, ensinados pelos bons pastores e profetas que estão comprometidos com a verdade. Assim, queridos irmãos, poderemos aclamar o Senhor, dizendo: “Ensinai-me a viver vossos preceitos; quero guardá-los fielmente até o fim! Dai-me o saber, e cumprirei a vossa lei, e de todo o coração a guardarei. Guiai meus passos no caminho que traçastes, pois só nele encontrarei felicidade. Inclinai meu coração às vossas leis” (Sl 118, 33-36).
WhatsApp us