Irmãos, 26o Espírito vem em socorro da nossa fraqueza. Pois nós não sabemos o que pedir, nem como pedir; é o próprio Espírito que intercede em nosso favor, com gemido inefáveis. 27E aquele que penetra o íntimo dos corações sabe qual é a intenção do Espírito. Pois é sempre segundo Deus que o Espírito intercede em favor dos santos. 28Sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados para a salvação, de acordo com o projeto de Deus. 29Pois aqueles que Deus contemplou com seu amor desde sempre, a esses ele predestinou a serem conformes à imagem de seu Filho, para que este seja o primogênito numa multidão de irmãos. 30E aqueles que Deus predestinou, também os chamou. E aos que chamou, também os tornou justos; e aos que tornou justos, também os glorificou.
Olhai, Senhor, meu Deus, e respondei-me! † Não deixeis que se me apague a luz dos olhos * e se fechem, pela morte, adormecidos! 5Que o inimigo não me diga: “Eu triunfei!” * Nem exulte o opressor por minha queda. 6Uma vez que confiei no vosso amor! † Meu coração, por vosso auxílio, rejubile, * e que eu vos cante pelo bem que me fizestes!
Naquele tempo, 22Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. 23Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?” Jesus respondeu: 24“Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. 25Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’. 26Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!’ 27Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!’ 28Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora. 29Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. 30E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”.
Caríssimos irmãos e irmãs, em Cristo Senhor! Hoje, na Liturgia da Palavra, recebemos um forte apelo de Jesus, o nosso Senhor e Salvador, para que nós nos empenhemos com todo ardor na busca de nossa salvação. Ele, da sua parte, fez tudo o que estava ao seu alcance para que todos os homens pudessem ser salvos. A sua vinda a este mundo, a sua encarnação, a sua pregação evangélica, o seu sacrifício na cruz e o seu sangue derramado, tudo isto Jesus Cristo realizou, tendo em vista a nossa salvação. Porém, todos nós precisamos fazer a nossa parte, para sermos merecedores da nossa própria salvação, e de entrarmos na bem-aventurança da vida eterna. Assim sendo, um certo dia, um judeu curioso, querendo saber algo sobre os mistérios da salvação, perguntou a Jesus: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?” Jesus lhe respondeu: “Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão” (Lc 13, 23-24). A seguir ele falou sobre a tragédia e o terrível infortúnio daqueles que tratam com indiferença a sua própria salvação e obstinam-se numa vida de iniquidades, mesmo sendo judeu, dizendo: “Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!’ Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora. Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus” (Lc 13, 25-29). O Apóstolo São Paulo, na sua Carta aos Romanos, confirmou estas palavras de Cristo, dizendo que Deus, o nosso Pai, tem um projeto de salvação, para acolher em sua casa, no Reinos dos Céus, todos os filhos de Deus dispersos neste mundo, dizendo: “Sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados para a salvação, de acordo com o projeto de Deus. Pois aqueles que Deus contemplou com seu amor desde sempre, a esses ele predestinou a serem conformes à imagem de seu Filho, para que este seja o primogênito numa multidão de irmãos. E aqueles que Deus predestinou, também os chamou. E aos que chamou, também os tornou justos; e aos que tornou justos, também os glorificou” (Rm 8, 28-30).
WhatsApp us