Caríssimos, 5quem é o vencedor do mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? 6Este é o que veio pela água e pelo sangue: Jesus Cristo. (Não veio somente com a água, mas com a água e o sangue). E o Espírito é que dá testemunho, porque o Espírito é a Verdade. 7Assim, são três que dão testemunho: 8o Espírito, a água e o sangue; e os três são unânimes. 9Se aceitamos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior. Este é o testemunho de Deus, pois ele deu testemunho a respeito de seu Filho. 10Aquele que crê no Filho de Deus tem este testemunho dentro de si. Aquele que não crê em Deus faz dele um mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus deu a respeito de seu Filho. 11E o testemunho é este: Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho. 12Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho, não tem a vida. 13Eu vos escrevo estas coisas a vós que acreditastes no nome do Filho de Deus, para que saibais que possuís a vida eterna.
Glorifica o Senhor, Jerusalém!* Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! 13Pois reforçou com segurança as tuas portas,* e os teus filhos em teu seio abençoou; 14paz em teus limites garantiu* e te dá como alimento a flor do trigo. 15Ele envia suas ordens para a terra,* e a palavra que ele diz corre veloz. 19Anuncia a Jacó sua palavra,* seus preceitos, suas leis a Israel. 20Nenhum povo recebeu tanto carinho,* a nenhum outro revelou os seus preceitos.
Naquele tempo, 7João pregava, dizendo: “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me baixar para desamarrar suas sandálias. 8Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”. 9Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia, e foi batizado por João no rio Jordão. 10E logo, ao sair da água, viu o céu se abrindo, e o Espírito, como pomba, descer sobre ele. 11E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado,
em ti ponho meu bem-querer”.
Caríssimos irmãos e irmãs! A Liturgia da Palavra de hoje nos coloca diante do “Batismo do Senhor”, que será celebrado, por sua vez, no próximo domingo, quando se dará o início de um novo período litúrgico, que é o Tempo Comum. Entretanto, nós somos levados a recordar, na Liturgia da Palavra de hoje, o evento do Batismo do Senhor.
Com o seu Batismo, Jesus Cristo inaugurou a sua vida pública e a sua obra de evangelização. Uma vez batizado e ungido pelo Espírito Santo, Jesus Cristo estava devidamente habilitado a dar o seu testemunho diante dos homens e dar início à sua obra de evangelização. Momentos antes de batizar Jesus, João Batista deu o seu último testemunho a respeito do batismo de Jesus, dizendo: “Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”. (Mc 1, 8). E logo a seguir “Jesus veio de Nazaré da Galileia, e foi batizado por João no rio Jordão” (Mc 1, 9). E assim, enquanto Jesus era batizado por João nas águas do rio Jordão, o Espírito Santo deu o seu testemunho, repousando sobre Jesus, ungindo-o com o seu Espírito. E o Pai, lá do Céu, fez ouvir a sua voz, dando o seu testemunho, declarando Jesus Cristo como o Filho de Deus. Por isso, assim que Jesus saiu das águas, João Batista “viu o céu se abrindo, e o Espírito, como pomba, descer sobre ele. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer” (Mc 1, 10-11).
São João, o Evangelista, revelando-nos os mistérios do Batismo, nos ensinou o seguinte: “Quem é o vencedor do mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? Este é o que veio pela água e pelo sangue: Jesus Cristo. E o Espírito é que dá testemunho, porque o Espírito é a Verdade. Assim, são três que dão testemunho: o Espírito, a água e o sangue; e os três são unânimes Este é o testemunho de Deus, pois ele deu testemunho a respeito de seu Filho. Aquele que crê no Filho de Deus tem este testemunho dentro de si” (1Jo 5, 5-8; 10).
A pregação de Cristo consistia em dar o seu testemunho, como disse São João: “Aquele que crê no Filho de Deus tem este testemunho dentro de si. E o testemunho é este: Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho, tem a vida eterna” (1Jo 5, 10).
E saindo das águas batismais do rio Jordão e revestido com todo o vigor do Espírito, Jesus deu início à sua pregação. Saindo a pregar o seu Evangelho, “ele envia suas ordens para a terra, e a palavra que ele diz corre veloz. Anuncia a Jacó sua palavra, seus preceitos, suas leis a Israel. Nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos” (Sl 147, 15; 19-20).
WhatsApp us