Mas, naquela mesma noite, a palavra do Senhor foi dirigida a Natã nestes termos: “Vai dizer ao meu servo Davi: Assim fala o Senhor: “Quando chegar o fim dos teus dias e repousares com teus pais, então, suscitarei, depois de ti, um filho teu, e confirmarei a sua realeza. Eu serei para ele um pai e ele será para mim um filho. Tua casa e teu reino serão estáveis para sempre diante de mim, e teu trono será firme para sempre’ “.
“Eu firmei uma Aliança com meu servo, meu eleito, e eu fiz um juramento a Davi, meu servidor. Para sempre, no teu trono, firmarei tua linhagem, de geração em geração garantirei o teu reinado!”
Naquele tempo, Zacarias, o pai de João, repleto do Espírito Santo, profetizou, dizendo: “Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, Fez aparecer para nós uma força de salvação na casa de seu servo Davi, como tinha prometido desde outrora, pela boca de seus santos profetas, para nos salvar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam.
Caríssimos irmãos e irmãs! Feliz Natal! A Liturgia da Palavra de hoje, às vésperas do Natal do Senhor, anuncia a condição messiânica e régia de Jesus Cristo, ao declará-lo filho de Davi.
Em Jesus Cristo se cumpriu aquela promessa feita a Davi, por meio do profeta Natã. Naqueles dias Natã falou, transmitindo uma promessa divina, feita com juramento: “Quando chegar o fim dos teus dias e repousares com teus pais, então, suscitarei, depois de ti, um filho teu, e confirmarei a sua realeza. Eu serei para ele um pai e ele será para mim um filho. Tua casa e teu reino serão estáveis para sempre diante de mim, e teu trono será firme para sempre”. O reinado deste descendente de Davi – o Nosso Senhor Jesus Cristo – seria realizado, no momento predestinado por Deus, por alguém que teria uma relação de comunhão estreitíssima com Deus, ao ponto de ser considerado Filho de Deus. E, sendo assim, este rei e Messias, filho de Deus e filho de Davi, seria confirmado por Deus na imortalidade para poder governar o seu reino de forma estável e eternamente. Desta forma, tudo o que foi prometido a Davi, se cumpriu perfeitamente em Jesus Cristo, o filho de Davi.
WhatsApp us