Eis que o Senhor fez-se ouvir até as extremidades da terra: “Dizei à cidade de Sião: Eis que está chegando o teu Salvador, com a recompensa já em suas mãos e o prêmio à sua disposição. 12O povo será chamado Povo santo, os Resgatados do Senhor; e tu terás por nome Desejada, Cidade-não-abandonada”.
Brilha hoje uma luz sobre nós, pois nasceu para nós o Senhor. 1Deus é Rei! Exulte a terra de alegria, * e as ilhas numerosas rejubilem! 6E proclama o céu sua justiça, * todos os povos podem ver a sua glória. 11Uma luz já se levanta para os justos, * e a alegria para os retos corações. 12Homens justos, alegrai-vos no Senhor, * celebrai e bendizei seu santo nome!
Caríssimo: 4Manifestou-se a bondade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor pelos homens: 5Ele salvou-nos, não por causa dos atos de justiça que tivéssemos praticado, mas por sua misericórdia, quando renascemos e fomos renovados no batismo pelo Espírito Santo, 6que ele derramou abundantemente sobre nós por meio de nosso Salvador Jesus Cristo. 7Justificados assim pela sua graça, nos tornamos na esperança herdeiros da vida eterna.
Quando os anjos se afastaram, voltando para o céu, os pastores disseram entre si: “Vamos a Belém ver este acontecimento que o Senhor nos revelou”. 16Os pastores foram às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado na manjedoura. 17Tendo-o visto, contaram o que lhes fora dito sobre o menino. 18E todos os que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam. 19Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração. 20Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido, conforme lhes tinha sido dito.
Feliz Natal a todos! Hoje, caros irmãos, celebramos o Natal do Senhor! Hoje, 25 de dezembro, é a data do nascimento de nosso Senhor Jesus Cristo!
Ele, o Menino Jesus recém-nascido, que neste momento histórico se encontrava deitado na manjedoura, na gruta de Belém, conforme nos relataram os pastores: “Vamos a Belém ver este acontecimento que o Senhor nos revelou”. Os pastores foram às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado na manjedoura” (Lc 1, 15-16). Pois neste dia glorioso “manifestou-se a bondade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor pelos homens” (Tt 3, 4)!
Somos todos exortados pelo Senhor a ouvir a palavra do Profeta, que disse: “Dizei à cidade de Sião: Eis que está chegando o teu Salvador” (Is 62, 11).
Jesus era, na verdade, a criatura humana mais importante que veio a este mundo. Este, que nasceu em Belém, no dia de Natal – na plenitude dos tempos – era o Homem por excelência, a criatura humana mais sublime e elevada, que devia ser, por todos nós, venerada, adorada e glorificada! Pois Ele, Jesus Cristo, era o ser humano mais digno, o mais honrado e o mais sublime! Pois, ao mesmo tempo em que Ele elevou a humanidade ao mais alto patamar de dignidade, de virtudes, de santidade e de glória – estando cheio do Espírito Santo – era, sobretudo, o portador da majestade divina do Verbo de Deus! Ele era o filho do Homem, o filho de Davi, o filho da Virgem Maria e, sobretudo, o Filho de Deus.
O Menino-Deus deitado na manjedoura veio revestido de luz, de glória e de majestade divina – realidades espirituais perceptíveis apenas com os olhos da fé -, cujas realidades espirituais estavam encobertas por um simples e frágil corpo humano de um bebê, recém-nascido, reclinado numa manjedoura – realidades materiais, perceptíveis com os olhos corporais! Por isso, os pastores observando as coisas com os olhos do corpo, “viram Maria e José, e o recém-nascido deitado na manjedoura” (Lc 1, 16). Entretanto, instruídos pelo Anjo e iluminados com os olhos da fé, viram a glória do Senhor naquele menino reclinado na manjedoura, junto de seus pais, Maria e José. Por isso, “Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido, conforme lhes tinha sido dito” (Lc 1, 20).
Ele é o Senhor dos senhores, o Rei dos reis, o Príncipe da paz e Luz dos povos! Ele é o Messias prometido, ele é o filho de Davi; e Ele é, sobretudo, a realização de todas as promessas dadas aos antigos profetas e patriarcas. Ele é o Salvador de toda a humanidade! Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida! Por isso, nós todos os fiéis cristãos, devemos celebrar esta data do Natal de Jesus com toda piedade, alegria e fé, pois Ele é o nosso Senhor e o nosso Salvador! Feliz Natal a todos!
Assim, iluminados pelo Espírito Santo, todos podemos cantar as maravilhas que o Senhor fez para nós, enviando-nos o seu Filho e nosso Salvador, dizendo: “Brilha hoje uma luz sobre nós, pois nasceu para nós o Senhor. Deus é Rei! Exulte a terra de alegria, e as ilhas numerosas rejubilem! E proclama o céu sua justiça, todos os povos podem ver a sua glória. Uma luz já se levanta para os justos, e a alegria para os retos corações” (sl 96, 1-2; 6; 11).
WhatsApp us