Naqueles dias, 3Davi convocou todo o Israel em Jerusalém, a fim de transportar a arca do Senhor para o lugar que lhe havia preparado. 4Davi reuniu também os filhos de Aarão e os levitas. 15Os filhos de Levi levaram a arca de Deus, com os varais sobre os ombros, como Moisés havia mandado, de acordo com a ordem do Senhor. 16Davi ordenou aos chefes dos levitas que designassem seus irmãos como cantores, para entoarem cânticos festivos, acompanhados de instrumentos musicais, harpas, cítaras e címbalos. 16,1Tendo, pois, introduzido a arca de Deus e colocado no meio da tenda que Davi tinha armado, ofereceram na presença de Deus holocaustos e sacrifícios pacíficos. 2Depois de oferecer os holocaustos e os sacrifícios pacíficos, Davi abençoou o povo em nome do Senhor.
Subi, Senhor, para o lugar de vosso pouso, subi com vossa arca poderosa! 6Nós soubemos que a arca estava em Éfrata * e nos campos de Iaar a encontramos: 7Entremos no lugar em que ele habita, * ante o escabelo de seus pés o adoremos!
Irmãos: 54Quando este ser corruptível estiver vestido de incorruptibilidade e este ser mortal estiver vestido de mortalidade, então estará cumprida a palavra da Escritura: “A morte foi tragada pela vitória. 55Ó morte, onde está a tua vitória? Onde está o teu aguilhão?” 56O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a Lei. 57Graças sejam dadas a Deus que nos dá a vitória pelo Senhor nosso, Jesus Cristo.
Naquele tempo, 27Enquanto Jesus falava ao povo uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse:
“Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”. 28Jesus respondeu: “Muito mais felizes são aqueles
que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”.
Caríssimos filhos e filhas da Virgem Maria! Hoje celebramos com toda solenidade a festa da Assunção de Nossa Senhora ao céu, de corpo e alma! Embora na Sagrada Escritura não encontremos nenhuma passagem que nos confirme este fato, mas a Igreja, desde os primórdios, acreditou que o seu corpo – que trouxe o Verbo encarnado em seu seio – não podia sofrer a corrupção depois de sua morte. Desde os tempos mais antigos, os mais eminentes padres da Igreja a veneravam como a verdadeira “Arca da Aliança”, que trouxe em seu seio o nosso Senhor Jesus Cristo, o Verbo de Deus, a Palavra que se fez carne. Assim como a antiga Arca da Aliança fora outrora, no tempo do rei Davi, encontrada abandonada nos campos de Iaar, Maria Santíssima, a nova Arca do Verbo de Deus, fora encontrada entre os homens, como que abandonada neste mundo! Assim como “Davi convocou todo o Israel em Jerusalém, a fim de transportar a arca do Senhor para o lugar que lhe havia preparado. Davi ordenou, ainda, aos chefes dos levitas que designassem seus irmãos como cantores, para entoarem cânticos festivos, acompanhados de instrumentos musicais, harpas, cítaras e címbalos (1Cr 15, 3-4; 16). Da mesma forma, podemos dizer que o Filho de Davi, o nosso Senhor Jesus Cristo e filho da Virgem Maria, ordenou aos seu anjos que a conduzissem, em meio a cânticos festivos, aquela que era a “Arca do Verbo de Deus”, e, assim, a introduzissem no Templo Eterno do Senhor. Uma vez revestida da imortalidade e da incorruptibilidade, Maria foi assunta aos céus, de corpo e alma! Ela é digna de partilhar da glória de Deus, no Reino dos céus, por ter trazido em seu corpo o Verbo de Deus, e, além disto, ela praticou de forma exemplar a Palavra de Deus. Nossa Senhora Assunta ao céu! Rogai por nós!
WhatsApp us