Alegre-se a terra que era deserta e intransitável, exulte a solidão e floresça como um lírio. 2Germine e exulte de alegria e louvores. Foi-lhe dada a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Saron; seus habitantes verão a glória do Senhor, a majestade do nosso Deus. 3Fortalecei as mãos enfraquecidas e firmai os joelhos debilitados. 4Dizei às pessoas deprimidas: “Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para vos salvar”. 5Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos. 6aO coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos. 10Os que o Senhor salvou, voltarão para casa. Eles virão a Sião cantando louvores, com infinita alegria brilhando em seus rostos: cheios de gozo e contentamento, não mais conhecerão a dor e o pranto.
O Senhor é fiel para sempre, * faz justiça aos que são oprimidos; ele dá alimento aos famintos, * é o Senhor quem liberta os cativos. 😯 Senhor abre os olhos aos cegos,* o Senhor faz erguer-se o caído, o Senhor ama aquele que é justo,* 9aé o Senhor que protege o estrangeiro. bEle ampara a viúva e o órfão,* cmas confunde os caminhos dos maus. 10O Senhor reinará para sempre!* Ó Sião, o teu Deus reinará.
Irmãos: 7Ficai firmes até à vinda do Senhor. Vede o agricultor: ele espera o precioso fruto da terra e fica firme até cair a chuva do outono ou da primavera. 8Também vós, ficai firmes e fortalecei vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima. 9Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para que não sejais julgados. Eis que o juiz está às portas. 10Irmãos, tomai por modelo de sofrimento e firmeza os profetas, que falaram em nome do Senhor.
Naquele tempo, 2João estava na prisão. Quando ouviu falar das obras de Cristo, enviou-lhe alguns discípulos, 3para lhe perguntarem: “És tu, aquele que há de vir, ou devemos esperar um outro?” 4Jesus respondeu-lhes: “Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo: 5os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados.6 Feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!” 7Os discípulos de João partiram, e Jesus começou a falar às multidões, sobre João: “O que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? 8O que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Mas os que vestem roupas finas estão nos palácios dos reis. 9Então, o que fostes ver? Um profeta? Sim, eu vos afirmo, e alguém que é mais do que profeta. 10É dele que está escrito: ‘Eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o teu caminho diante de ti’. 11Em verdade vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele”.
Caríssimos irmãos e irmãs! A Liturgia da Palavra deste 3° Domingo do Advento nos apresenta alguns testemunhos muito fortes de esperança. A esperança naquele Messias que virá; e a esperança na obra de restauração e de salvação que o Senhor realizará na pessoa do Messias, quando ele vier. Ele será o Senhor que reinará com poder e majestade! E ele reinará para sempre! Ó Sião, o teu Deus reinará (Sl 145, 10); “e os seus habitantes verão a glória do Senhor, a majestade do nosso Deus” (Is 53, 2).
Porém o Messias e Senhor, quando ele vier, haverá de reinar e governar o seu povo de uma forma totalmente peculiar e original. Ele reinará com mansidão, bondade, justiça e humildade! Estes serão os sinais que expressam a sua identidade! Portanto, diz o profeta: “Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para vos salvar”. Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos. O coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos. Os que o Senhor salvou, voltarão para casa. Eles virão a Sião cantando louvores, com infinita alegria brilhando em seus rostos” (Is 35, 4-10). O profeta Davi confirmando estas mesmas características do Messias, disse: “O Senhor é fiel para sempre. Ele faz justiça aos que são oprimidos; dá alimento aos famintos; e liberta os cativos. O Senhor abre os olhos aos cegos. O Senhor faz erguer-se o caído, e ama aquele que é justo (Sl 145, 7-8).
E, quando os discípulos de João perguntaram a Jesus se ele era realmente o Messias prometido; Jesus, então, lhes respondeu: “Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados. Feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!” (Mt 11, 4-6).
Por fim, Jesus aproveitando-se da presença dos discípulos de João, fez-lhe um enorme elogio, reconhecendo-o como o mais eminente dos profetas. Segundo as palavras de Jesus, João fora o mais ilustre e honrado dentre todos os profeta! Ele levara à perfeição o ministério profético, tanto nas palavras, quanto nas sua obras. Assim, Jesus falando a respeito de João, disse: “O que fostes ver no deserto? Então, o que fostes ver? Um profeta? Sim, eu vos afirmo, e alguém que é mais do que profeta. É dele que está escrito: ‘Eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o teu caminho diante de ti’. Em verdade vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele” (Mt 11, 8-11).
WhatsApp us