Muito me alegrei, Senhora, por ter encontrado alguns dos teus filhos que caminham conforme a verdade, segundo o mandamento que recebemos do Pai. 5E agora, Senhora, eu te peço – não que te esteja escrevendo a respeito de um novo mandamento, pois trata-se daquele que temos desde o princípio – : amemo-nos uns aos outros. 6E amar consiste no seguinte: em viver conforme os seus mandamentos. Este é o mandamento que ouvistes desde o início para guiar o vosso proceder. 7Acontece que se espalharam pelo mundo muitos sedutores, que não confessam a Jesus Cristo encarnado. Está aí o Sedutor, o Anticristo. 8Tomai cuidado, se não quereis perder o fruto do vosso trabalho, mas sim, receber a plena recompensa. 9Todo o que não permanece na doutrina de Cristo, mas passa além, não possui a Deus. Aquele que permanece na doutrina é o que possui o Pai e o Filho.
Feliz o homem sem pecado em seu caminho, * que na lei do Senhor Deus vai progredindo! 2Feliz o homem que observa seus preceitos, * e de todo o coração procura a Deus! 10De todo o coração eu vos procuro, * não deixeis que eu abandone a vossa lei! 11Conservei no coração vossas palavras, * a fim de que eu não peque contra vós. 17Sede bom com vosso servo, e viverei, * e guardarei vossa palavra, ó Senhor. 18Abri meus olhos, e então contemplarei * as maravilhas que encerra a vossa lei!
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 26“Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem 27Eles comiam, bebiam, casavam-se e se davam em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca. Então chegou o dilúvio e fez morrer todos eles. 28Acontecerá como nos dias de Ló: comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam. 29Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, Deus fez chover fogo e enxofre do céu e fez morrer todos. 30O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do Homem for revelado. 31Nesse dia, quem estiver no terraço, não desça para apanhar os bens que estão em sua casa. E quem estiver nos campos não volte para trás. 32Lembrai-vos da mulher de Ló. 33Quem procura ganhar a sua vida, vai perdê-la; e quem a perde, vai conservá-la. 34Eu vos digo: nessa noite, dois estarão numa cama; um será tomado e o outro será deixado. 35Duas mulheres estarão moendo juntas; uma será tomada e a outra será deixada. 36Dois homens estarão no campo; um será levado e o outro será deixado”. 37Os discípulos perguntaram: “Senhor, onde acontecerá isso?” Jesus respondeu: “Onde estiver o cadáver, aí se reunirão os abutres”.
Caríssimos irmãos e irmãs! A Liturgia da Palavra de hoje nos chama a atenção, de um modo todo especial, para aquele último dia, quando o mundo for destruído e, ao mesmo tempo, quando acontecerá o Juízo Final. Ali, naquele momento, todos nós teremos que dar satisfação de nossa conduta diante do Justo Juiz, que será o Filho do Homem. Por isso, aos que serão salvos o Senhor lhes dirá: “Levantai vossa cabeça e olhai, pois a vossa redenção se aproxima” (Lc 21, 28)!
No Evangelho que acabamos de ouvir, o próprio Jesus Cristo profetizava sobre aquele grande dia que aconteceria de forma surpreendente e instantânea. A ninguém foi dado prever aquele dia e ninguém poderá, de última hora, preparar-se melhor para ser salvo. tudo acontecerá de modo inesperado, semelhante àquele dia do dilúvio ou da destruição de Sodoma, como disse Jesus: “Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem. Eles comiam, bebiam, casavam-se e se davam em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca. Então chegou o dilúvio e fez morrer todos eles. Acontecerá como nos dias de Ló: comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam. Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, Deus fez chover fogo e enxofre do céu e fez morrer todos” (Lc 17, 26-29). Jesus, então, completou esta profecia, dizendo que no mesmo instante em que aconteceriam aquelas coisas terríveis e assustadoras no mundo, Jesus Cristo, o Filho do Homem, viria como o Justo Juiz para julgar todos os homens, salvando a uns e abandonado a outros nos abismos da morte, dizendo: “O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do Homem for revelado. E eu vos digo: nessa noite, dois estarão numa cama; um será tomado e o outro será deixado. Duas mulheres estarão moendo juntas; uma será tomada e a outra será deixada. Dois homens estarão no campo; um será levado e o outro será deixado” (Lc 17, 30; 34-36).
E este Juízo Final será realizado por Jesus Cristo, o Filho do Homem, seguindo critérios que ele mesmo estabelecera no seu Evangelho, conforme as suas palavras e os seus preceitos. Por isso, serão salvos apenas aqueles derem ouvido à sua palavra e praticarem os seus mandamentos. Como escreveu são João na sua carta, exortando os cristãos a se manterem fiéis aos preceitos de Cristo, dizendo: “Muito me alegrei, Senhora, por ter encontrado alguns dos teus filhos que caminham conforme a verdade, segundo o mandamento que recebemos do Pai. E agora, Senhora, eu te peço: amemo-nos uns aos outros. E amar consiste no seguinte: em viver conforme os seus mandamentos. Este é o mandamento que ouvistes desde o início para guiar o vosso proceder” (2Jo 1, 4-6).
Pois, segundo o Apóstolo, somente o amor vivido conforme os mandamentos de Cristo, nos torna merecedores da salvação eterna. Portanto, caros irmãos, “tomai cuidado, se não quereis perder o fruto do vosso trabalho, mas sim, receber a plena recompensa. Todo o que não permanece na doutrina de Cristo, mas passa além, não possui a Deus. Aquele que permanece na doutrina é o que possui o Pai e o Filho” (2Jo 1, 8-9). E Jesus completou estas sábias advertências com uma exortação muito peculiar dele, dizendo: “Quem procura ganhar a sua vida, vai perdê-la; e quem a perde, vai conservá-la” (Lc 17, 33).
E assim, aqueles que se esforçarem em viver uma vida conforme os mandamentos do Senhor poderão considerar-se felizes, quando, naquele dia do Juízo Final forem acolhidos pelo Filho do Homem nas moradas eternas, sendo resgatados da morte pelo seu braço vigoroso. Deste modo, todos aqueles que serão salvos poderão, então, cantar e bendizer o Senhor, dizendo: “Feliz o homem sem pecado em seu caminho, que na lei do Senhor Deus vai progredindo! Feliz o homem que observa seus preceitos, e de todo o coração procura a Deus! De todo o coração eu vos procuro, ó Senhor! Sede bom com vosso servo, e viverei. Abri meus olhos, e então contemplarei as maravilhas que encerra a vossa lei” (Sl 118, 1-2; 10; 17-18)!
WhatsApp us