Eu continuava olhando até que foram colocados uns tronos, e um Ancião de muitos dias aí tomou lugar. Sua veste era branca como neve e os cabelos da cabeça, como lã pura; seu trono eram chamas de fogo, e as rodas do trono, como fogo em brasa. 10Derramava-se aí um rio de fogo que nascia diante dele; serviam-no milhares de milhares, e milhões de milhões assistiam-no ao trono; foi instalado o tribunal e os livros foram abertos. 13Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho de homem, aproximando-se do Ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença. 14Foram-lhe dados poder, glória e realeza, e todos os povos, nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá.
Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, * porque ouvistes as palavras dos meus lábios! Perante os vossos anjos vou cantar-vos * 2ae ante o vosso templo vou prostrar-me. 2bEu agradeço vosso amor, vossa verdade, * 2cporque fizestes muito mais que prometestes; 3naquele dia em que gritei, vós me escutastes * e aumentastes o vigor da minha alma. 4Os reis de toda a terra hão de louvar-vos, * quando ouvirem, ó Senhor, vossa promessa. 5Hão de cantar vossos caminhos e dirão: * “Como a glória do Senhor é grandiosa!”
Houve uma batalha no céu: Miguel e seus anjos guerrearam contra o Dragão. O Dragão lutou juntamente com os seus anjos, 8mas foi derrotado, e não se encontrou mais o seu lugar no céu. 9E foi expulso o grande Dragão, a antiga Serpente, que é chamado Diabo e Satanás, o sedutor do mundo inteiro. Ele foi expulso para a terra, e os seus anjos foram expulsos com ele. 10Ouvi então uma voz forte no céu, proclamando: “Agora realizou-se a salvação, a força e a realeza do nosso Deus, e o poder do seu Cristo. Porque foi expulso o acusador dos nossos irmãos, aquele que os acusava dia e noite diante do nosso Deus. 11Eles venceram o Dragão pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu próprio testemunho, pois não se apegaram à vida, mesmo diante da morte. 12aPor isso, alegra-te, ó céu, e todos o que viveis nele.
Bendizei ao Senhor Deus, os seus poderes, seus ministros que fazeis sua vontade!
Naquele tempo, 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. 50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.
Os Arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael
Caríssimos irmãos e irmãs em Cristo! Celebramos hoje a festa dos três arcanjos mais conhecidos entre nós: São Miguel, São Gabriel e São Rafael. E a Liturgia da Palavra nos revela as obras destes arcanjos, na sua participação do grande plano de salvação!
Na verdade, caros irmãos, segundo uma antiga tradição bíblica e dos Padres da Igreja, estes três anjos fariam parte do segundo grau da hierarquia angelical, dos assim chamados: arcanjos. Estes arcanjos seriam, na verdade, os únicos anjos que a tradição bíblica nos apresentou dando os seus nomes, e que exerceram atividades muito específicas e personalizadas. Estes seres espirituais, da mais alta dignidade angelical, aparecem realizando suas missões divinas, tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento. Ao desempenharem as suas missões angélicas neste mundo, eles se tornaram ministros do Senhor entre nós, por isso, eles deveriam ser venerados e respeitados por nós, com toda a piedade e reverência, dizendo-lhes: “Bendizei ao Senhor Deus, os seus poderes, seus ministros que fazeis sua vontade” (Sl 102, 21)!
Sobretudo, estes arcanjos, junto com todos os coros celestes a eles subordinados, estariam todos perpetuamente servindo o Senhor nosso Deus, na sua glória celestial, como disse o próprio Jesus a Natanael: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem” (Jo 1, 51). E Daniel dizia, a respeito de suas visões celestiais, que lá no céu, diante do Filho do Homem, “derramava-se aí um rio de fogo que nascia diante dele; serviam-no milhares de milhares, e milhões de milhões assistiam-no ao trono; foi instalado o tribunal e os livros foram abertos. Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho de homem, aproximando-se do Ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença” (Dn 7, 10; 13).
O primeiro arcanjo que apareceu nos textos sagrados foi São Rafael, apresentado no Livro de Tobias. Ali ele apareceu ao jovem Tobias para o acompanhar em uma longa viagem, afim de protegê-lo de todos os perigos da caminhada. Ele também lutou contra o demônio Asmodeu que atormentava Sara. Por fim ele curou Tobit de sua cegueira, dizendo: “Agora o Senhor enviou-me para curar-te e livrar Sara do demônio, mulher de teu filho, Tobias. Eu sou o anjo Rafael, um dos sete anjos que estamos na presença do Senhor” (Tb, 12, 14-15).
O outro arcanjo que revelou-se a nós na Sagrada Escritura foi são Gabriel. Este arcanjo apareceu no Evangelho de Lucas anunciando o nascimento de Jesus à Virgem Maria, da seguinte forma: “No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi, e o nome da Virgem era Maria. O anjo disse: Não temas, Maria, Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus” (Lc 1, 26-31).
E, finalmente, o terceiro arcanjo foi São Miguel. Este arcanjo nos foi revelado por são João, no livro do Apocalipse, no qual ele foi apresentado como um anjo forte e guerreiro, que combateu o poderoso anjo mau, o Dragão, também chamado de Diabo ou Satanás. Conforme as palavras de São João: “Houve uma batalha no céu: Miguel e seus anjos guerrearam contra o Dragão. O Dragão lutou juntamente com os seus anjos, mas foi derrotado, e não se encontrou mais o seu lugar no céu. E foi expulso o grande Dragão, a antiga Serpente, que é chamado Diabo e Satanás, o sedutor do mundo inteiro. Ele foi expulso para a terra, e os seus anjos foram expulsos com ele” (Ap 12, 7-9).
Junto com estes três santos arcanjos, Miguel, Gabriel e Rafael “serviam a Deus milhares de milhares, e milhões de milhões de anjos assistiam-no ao trono” (Dn 7, 10). Todos estão lá no Céu, servido a Deus, e foram por Deus organizados em inúmeras hierarquias angelicais de Querubins, Serafins, Tronos, Potestades, Principados, Virtudes, Arcanjos e Anjos.
WhatsApp us