Assim diz o Senhor: 1“Tu, Belém de Éfrata, pequenina entre os mil povoados de Judá, de ti há de sair aquele que dominará em Israel; sua origem vem de tempos remotos, desde os dias da eternidade. 2Deus deixará seu povo ao abandono, até ao tempo em que uma mãe der à luz; e o resto de seus irmãos se voltará para os filhos de Israel. 3Ele não recuará, apascentará com a força do Senhor e com a majestade do nome do Senhor seu Deus; os homens viverão em paz, pois ele agora estenderá o poder até aos confins da terra, 4ae ele mesmo será a Paz”.
Irmãos, 28sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados para a salvação, de acordo com o projeto de Deus. 29Pois aqueles que Deus contemplou com seu amor desde sempre, a esses ele predestinou a serem conformes à imagem de seu Filho, para que este seja o primogênito numa multidão de irmãos. 30E aqueles que Deus predestinou, também os chamou. E aos que chamou, também os tornou justos; e aos que tornou justos, também os glorificou.
Exulto de alegria no Senhor. 70,6Sois meu apoio desde antes que eu nascesse, † desde o seio maternal, o meu amparo: para vós o meu louvor eternamente!. 12,6uma vez que confiei no vosso amor, † meu coração, por vosso auxílio, rejubile, * e que eu vos cante pelo bem que me fizestes!
Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos… Obed gerou Jessé. 6Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido a mulher de Urias… 12Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel…. 16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”.
Caríssimos irmãos e irmãs! A glória da Natividade de Maria vem acompanhada de dois grandes prodígios divinos que Deus realizou em sua vida. O primeiro, e o mais importante, foi o de ter sido eleita por Deus para ser a mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo! E devido a sua maternidade divina, ela foi agraciada por um dom todo especial de ter sido preservada do pecado original, sendo chamada com o título de “Imaculada Conceição”. Estes dois eventos prodigiosos tornaram o seu nascimento um acontecimento de extrema importância no calendário litúrgico da Igreja Católica. Esta, que hoje celebra a sua data de nascimento, foi predestinada, desde a sua concepção, a ser mãe do Salvador, como disse o Anjo: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco” (Mt 1, 20-23). A ela se aplicam, sobretudo, as palavras do profeta que louva a Deus dizendo: “Exulto de alegria no Senhor. Sois meu apoio desde antes que eu nascesse, desde o seio maternal, o meu amparo: para vós o meu louvor eternamente” (Sl 70, 6)! Mesmo sendo a mãe do Filho de Deus, Maria se tornou, ao mesmo tempo, a primeira discípula e seguidora de Cristo; bem como, a primeira predestinada à salvação, conforme as palavras de Paulo: “Pois aqueles que Deus contemplou com seu amor desde sempre, a esses ele predestinou a serem conformes à imagem de seu Filho, para que este seja o primogênito numa multidão de irmãos. E aqueles que Deus predestinou, também os chamou. E aos que chamou, também os tornou justos; e aos que tornou justos, também os glorificou” (Rm 8, 29-30).
WhatsApp us