A Justiça e a Paz são as duas virtudes humanas e cristãs que estão estreitamente ligadas ao amor humano e à caridade cristã! Elas são as virtudes que defendem e protegem a integridade do amor e da caridade! Por isso, elas são as duas virtudes mais próximas do amor e da caridade!
O amor só pode ser alcançado se for procurado pelo caminho da justiça; bem como, a caridade somente pode ser realizada por quem promove a paz!
Não há amor verdadeiro sem que ele seja praticado na justiça! E não é possível haver caridade autêntica sem que seja realizada pelos pacíficos!
Não existe amor verdadeiro naqueles que cometem injustiças, desrespeitando a dignidade e os direitos dos outros; e, da mesma forma, os rebeldes que provocam discórdias e agressões são incapazes de realizar obras autênticas de caridade!
Por isso, Jesus Cristo ao proclamar a boa-nova de seu Evangelho, no Sermão da Montanha, colocou a justiça e a paz no centro de sua doutrina evangélica, dizendo:
Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados! E, bem-aventurados são os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus (Mt 5,6-9)!
WhatsApp us